Ultimamente tenho recebido muitas e muitas dúvidas de clientes que, como eu, estão se sentido lesados pelos defeitos ocultos em seus veículos. Antes de tudo, gostaria de agradecer pela confiança. Fico muito feliz em poder ajudar e evitar que outras pessoas sejam prejudicadas.
Para auxiliar no entendimento do problema, organizei abaixo as principais perguntas e as respostas mais comuns:
P: O tranco no câmbio acontece apenas nos veículos da Peugeot?
R: Infelizmente, não. Recebo reclamações de clientes com os mesmos problemas em veículos de outras montadoras francesas que também utilizam o câmbio automático modelo AL4, tal como o Citröen C4.
P: A regulagem das válvulas solenoides e troca do óleo solucionam definitivamente o problema?
R: Não! Essa é uma solução provisória utilizada pelas montadoras para enrolar os clientes. Depois de um tempo, o problema volta ainda mais forte. Esse procedimento é adotado pelos fabricantes para que o veículo saia da garantia e o cliente tenha que pagar pelo reparo definitivo.
P: Existe solução barata para esse tranco no câmbio?
R: Sinto informar, mas esse problema não tem solução barata. Só com a troca de todo sistema de câmbio e embreagem que o veículo para de dar trancos. Infelizmente, esse reparo não sai por menos de 7 mil reais.
P: O preciso para entrar com uma ação contra a montadora?
R: Se você é o primeiro e único "propriotário" do veículo e fez todas as revisões na oficina autorizada, pode ingressar com uma ação judicial contra o fabricante. Suas chances são maiores se tiver Ordens de Serviços relatando o problema no câmbio ainda no período de garantia. Se você comprou o carro de terceiros, infelizmente, não conseguirá buscar seus direitos.
P: Podemos entrar com uma ação coletiva contra a montadora?
R: Até é possível, mas são preferíveis ações individuais e que alguma delas crie jurisprudência para beneficiar os demais.
P: Qual é o status do processo que você moveu contra a Peugeot?
R: Minha ação agora está próxima do fim, acredito eu. Depois de muitos anos de lutas e espera, finalmente tive um laudo positivo do perito judicial confirmando que o problema realmente foi prematuro e é um defeito de fabricação. Espero ter ganho de causa e que isso possa abrir as portas para todas as pessoas que vêm sendo enganadas pela Peugeot durante todos esses anos.
P: Qual é o número do seu processo contra a Peugeot?
R: Caso queira ingressar com uma ação de cobrança judicial, sinta-se à vontade para usar o meu caso como referência. O número do meu processo é 0024472-39.2012.8.26.0004.
Espero ter auxiliado com os esclarecimentos acima. Caso suas dúvidas não tenham sido respondidas, entre em contato comigo pelo e-mail tranconocambio@gmail.com .
Cara estou com o mesmo problema no cambio sou de SP interior e sou proprietario de um peugeot 207 passion 1.6 2010. Nao sou o primeiro dono e agora estou desesperado algum conselho? por favor me add no whats app 19.99715-3826. Grato
ResponderExcluir